29 de jan de 2013

INFLUÊNCIA DAS NOVELAS

Reunir-se em frente à televisão após o jantar para assistir à telenovela, mais que um hábito tornou-se infelizmente um ritual nos lares brasileiros. Cultuada, a novela dita moda, linguagem, hábitos e contribui para a alienação de seu público o afastando ainda mais da presença de Deus, onde muitos deixam até de ir a igreja para assistir a novela. A imagem de um “mundo perfeito” mostrada nas novelas dá uma visão distorcida da realidade. 

Os padrões difundidos são copiados e seguidos, porém, as pessoas não conseguem adaptá-los a uma vida real, o que gera ansiedade, angústia e frustração. Compram a ideia ilusória de um mundo perfeito, em que todos os problemas são resolvidos, o mal é punido e o bem sempre vence. Romântico, mas irreal...

Embora problemas sociais também sejam abordados em novelas, com o falso e camuflado intuito de “conscientizar e esclarecer” para os telespectadores, a trama e o destino dos protagonistas é sempre priorizado mudando sem o telespectador perceber o seu ponto de vista correto para um errado sobre determinado assunto, como exemplo a exposição do beijo homossexual na TV ainda mais em horário onde crianças estão assistindo. Alegam ainda que o horário não é para crianças, mas exibem propagandas durante o dia quando as crianças estão assistindo. Isso torna o telespectador acrítico e, assim, naturaliza questões sociais graves passando a considerá-las normais ou comuns. Temas sobre drogas e homossexualismo exibidos em novelas são encarados como “uma livre opção de cada um” e não como um desafio para a sociedade. Outro problema é o da construção de mitos. Espelhando-se nos protagonistas, os jovens os idolatram e ignoram suas atitudes erradas, para as quais sempre buscam justificativas. Os galãs de novela são para as meninas o estereótipo de homem perfeito e para os rapazes o modelo a ser seguido. O fato, no entanto, de traírem as esposas, armarem golpes, terem desvios de caráter, não é mais recriminado, e por vezes, é até admirado! Um ator bonito, carismático, num papel de vilão, triplica seu número de fãs!

Dessa forma muitos estão se afastando de Deus por uma simples novela. Se afastando de um Deus único e verdadeiro e por influencia se deixando levar por caminhos rejeitados pelo nosso Deus. Sem falar das gírias de linguagem chulas que são copiadas da novela e empregadas na vida cotidiana, agredindo nossos ouvidos até então preparados dentro da norma correta da linguagem, e pasmem alguns ainda levam essa tristeza de vício para as provas de colégio. Que bela influência e ajuda para o ser o humano as novelas! Temos que buscar e seguir, é o nosso Deus. (Is 55.6)
 

Nenhum comentário: