26 de fev de 2014

O QUE DEUS ESPERA DE MIM?

Essa é uma pergunta que já fiz algumas vezes, será que Deus espera de mim que eu seja um bom filho? Um pai presente? Um vizinho legal? Um dizimista fiel? Um conhecedor das escrituras? O que de fato Deus espera de mim?

No Antigo Testamento o povo Israelita tinha além dos 10 mandamentos apresentados por Moisés no Monte Sinai, uma lista que acrescentava cerca de 600 leis à serem cumpridas, era muita lei pra ser decorada e cumprida à risca. Certo dia um fariseu, doutor da lei, querendo conseguir alguma prova contra Jesus, o perguntou qual seria o grande mandamento da lei, mas Jesus sabiamente responde: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o coração, com toda alma e com toda mente, este é o primeiro e maior mandamento, e o segundo é semelhante a ele, ame o seu próximo como a si mesmo. Toda lei de Moisés e os ensinamento dos profetas dependem destes dois mandamentos”. Nesse momento Jesus responde aos fariseus, responde aos discípulos, responde a mim e a você o que ele espera de nós. Se eu me entrego a esse Deus e o amo sem esperar recompensa, simplesmente porque Ele me amou primeiro, e entendo que tudo o que eu faça deve refletir esse amor, provavelmente com a ajuda Dele eu conseguirei ser um bom filho, um pai presente, um vizinhoo legal, etc.
  
Entendi que não adianta eu me esforçar para cumprir todos os mandamentos, não adianta eu me esforçar no meu serviço na igreja e não adianta eu bolar a melhor estratégia de evangelismo, se antes de qualquer coisas dessas eu não amar a Deus primeiro. E não existe amor só falado de boca, o amor tem que ser vivenciado, precisamos nos aproximar de Deus, buscá-lo através da leitura da palavra e oração, pois Cristo disse: “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma”.

Depois que Cristo morreu, os discípulos que já haviam entendido o recado estavam aflitos, pois o Mestre havia morrido e possivelmente eles pensavam que tudo havia acabado, mas ai Jesus ressuscita e completa a missão dos discípulos, que além de amar a Deus e amar ao próximo, deveriam a partir daquele momento ir por todo mundo fazendo discípulos, batizando em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Então o que Deus espera de mim?

Que eu ame a Ele de todo coração, que eu ame o próximo como eu amo a mim mesmo, que eu faça discípulos como Jesus fez. Deus quer que as outras pessoas possam aprender conosco a amá-lo, a amar ao próximo e que se sintam desafiados a fazer novos discípulos e falar de Jesus para quem quer que seja.

+++

Texto de Euriano Sales

Nenhum comentário: